segunda-feira, 28 de março de 2016

Gestão do Conhecimento - Aula Tema 07


Questão - 01
Leia a descrição a seguir:
É um modelo de compartilhamento de conhecimento interorganizacional descentralizado, não depende da relação com fornecedores de uma grande indústria, mas sim da capacidade de explorar as redes disseminadas de empresas semelhantes, instituições de pesquisa e universidades.
A qual modelo de gestão a definição se refere?
( x ) Modelo das empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos EUA.
(   ) Modelo coreano de alta tecnologia.
(   ) Modelo da montadora Toyota, no Japão.
(   ) Modelo brasileiro de inovação.
(   ) Modelo europeu de inovação.



Questão - 02
Leia, com atenção, a definição a seguir:
“Este modelo ocorre por meio da associação com fornecedores em torno de uma única grande empresa, portanto, vínculos densos de propriedade com os seus afiliados, história compartilhada e adesão com sua cultura”.
A qual modelo de gestão a definição se refere?
(   ) Modelo das empresas de tecnologia do Vale do Silício, EUA.
( x ) Modelo da montadora Toyota, no Japão.
(   ) Modelo coreano de alta tecnologia.
(   ) Modelo da empresa Olympus.
(   ) Modelo brasileiro de inovação.
Resposta Correta: Modelo da montadora Toyota, no Japão.



Questão - 03
Leia o texto a seguir:
“Os modelos do Vale do Silício e da Toyota divergem consideravelmente no tipo de laço que vincula as empresas, no grau de exclusividade e na duração desses laços. No caso da Toyota, vemos interações íntimas, de longo prazo, apoiadas por uma cultura compartilhada que abrange um conjunto de empresas e estruturas formais de comando com laços de propriedade. No Vale do Silício, vemos um conjunto mais amplo de laços, redes amplas e diversas, movendo-se e reconfigurando-se rapidamente.”
NONAKA I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008, p. 209.
Com base na perspectiva de Nonaka e Takeuchi, é correto dizer que:
(   ) O modelo do Vale do Silício é mais eficaz que o modelo da Toyota por causa de suas redes amplas e diversas, que se reconfiguram a cada novo conhecimento.
(   ) Novas empresas que entram no mercado de tecnologia preferem seguir o modelo da Toyota.
( x ) Os modelos são exemplos contrastantes de criação do conhecimento interorganizacional, sem que possamos dizer que um modelo seja superior ao outro em todas as situações de inovação.
(   ) A Toyota, por ter um modelo centralizado, não pode ser considerada uma empresa inovadora.
(   ) O modelo Toyota é mais eficaz que o modelo do Vale do Silício por causa das interações de longo prazo entre um conjunto de empresas.



Questão - 04
(FCC 2009)
Com relação ao método do Balanced Scorecard (BSC), considere:
I - Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard (BSC) são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.
II - Inicia-se com a definição da visão e da missão atribuídas à organização, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, é seguida pela formulação de metas, depois, pelos objetivos e estratégias e, finalmente, pela implementação.
III - Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard (BSC) são o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático operacional.
IV - Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica e gestão do conhecimento.
Está correto o que se afirma apenas em:
(   ) I, II, III e IV.
(   ) I, III e IV.
(   ) II e IV.
( x ) I e IV.
(   ) II e III.



Questão - 05
A análise de redes sociais nas empresas, ou “análise de redes organizacionais”, tem sido alvo de inúmeros estudos recentes na área de Administração. Um dos modelos de análise de redes sugere que as redes devem estar alinhadas aos objetivos da organização. Se a organização lida com projetos inovadores, a rede interna deve ser reorganizada conforme o projeto, por exemplo
Os três passos sugeridos para a análise de redes organizacionais são, na ordem:
(   ) 1 – Reconfiguração da rede, se necessário; 2 – Inventário cultural; 3 – Análise da rede existente.
(   ) 1 – Socialização; 2 – Externalização; 3 – Combinação.
(   ) 1 – Inventário cultural; 2 – Reconfiguração da rede, se necessário; 3 – Análise da rede existente.
( x ) 1 – Inventário cultural; 2 – Análise da rede existente; 3 – Reconfiguração da rede, se necessário.
(   ) 1 – Análise das redes existentes; 2 – Inventário cultural; 3 – Reconfiguração da rede, se necessário.



Questão - 06
Já existem ferramentas de análise de redes sociais e de fóruns que extraem informações relevantes baseadas no que as pessoas escrevem. Considere milhões de pessoas escrevendo na internet o tempo todo o que pensam, acham ou desejam. Pense nas possibilidades desse tipo de ferramenta para a gestão do conhecimento: medir a aceitação de produtos, direcionar esforços de inovação, avaliar uma marca e até medir a popularidade de governos.
O exemplo a seguir mostra uma postagem em um fórum sobre o governo americano.
Detesto a maneira como Bush é constantemente atacado. Tudo bem que ele comete erros gramaticais – grande coisa! As suas políticas de imigração são ok! Temos de estar dispostos a tomar atitudes firmes. Mas acho maluquice a sua ideia de privatizar a previdência social. Não sei se as tropas enviadas ao Iraque votariam nele novamente, mas elas estão fazendo o que deve ser feito.
(MAEX, D. O poder dos números. São Paulo: Saraiva, 2013).
Com base nesse texto, simule o que um software especial diria de Positivo, Negativo e Neutro em relação ao governo.
Indique a alternativa correta da análise:
(   ) Positivo em relação a Bush; Positivo em relação a privatizar a previdência social; Negativo em relação a erros gramaticais nas falas do presidente; Positivo em relação à ação militar no Iraque.
(   ) Neutro em relação a Bush; Positivo em relação a privatizar a previdência social; Neutro em relação a erros gramaticais nas falas do presidente; Positivo em relação à ação militar no Iraque.
(   ) Positivo em relação a Bush; Neutro em relação a privatizar a previdência social; Positivo em relação a erros gramaticais nas falas do presidente; Positivo em relação à ação militar no Iraque.
(   ) Negativo em relação a Bush; Negativo em relação a privatizar a previdência social; Neutro em relação a erros gramaticais nas falas do presidente; Neutro em relação à ação militar no Iraque.
( x ) Positivo em relação a Bush; Negativo em relação a privatizar a previdência social; Neutro em relação a erros gramaticais nas falas do presidente; Positivo em relação à ação militar no Iraque.





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