segunda-feira, 28 de março de 2016

Gestão do Conhecimento - Aula Tema 08


Questão - 01
Leia, atentamente, a descrição a seguir:
“Se a disseminação rápida das câmeras digitais exige uma alta capacidade de processamento de vídeo dos computadores pessoais, não é necessário que todo o sistema do computador seja redesenhado. Basta desenvolver uma CPU (unidade de processamento central) mais veloz ou anexar uma nova placa gráfica.”
A que se refere à definição apresentada?
(   ) Não representa vantagem nem desvantagem
(   ) Desvantagem da arquitetura Integral.
(   ) Vantagem da arquitetura Modular.
( x ) Desvantagem da arquitetura Modular.
(   ) Vantagem da arquitetura Integral.



Questão - 02
Os modelos de conhecimento modular e integral têm relação com ideias do chamado “pensamento sistêmico”, que autores como Peter Senge conseguiram aproximar para a área gerencial.
Aponte a alternativa que representa corretamente o pensamento sistêmico:
(   ) A realidade é feita de sistemas isolados sem qualquer relação entre si.
(   ) A realidade é feita de sistemas isolados e independentes.
(   ) A realidade é feita de sistemas, mas não de sistemas isolados. Para entender a realidade, precisamos entender o funcionamento interno de cada parte constituinte.
(   ) A realidade é feita de sistemas isolados. Para entender a realidade, temos que entender as inter-relações entre as partes constituintes.
( x ) A realidade é feita de sistemas, mas não de sistemas isolados. Para entender a realidade, temos que entender as inter-relações entre suas partes constituintes.



Questão - 03
Ricardo Devai sintetiza da seguinte forma o crescimento do universo dos games nas empresas:
“O poder dos jogos no universo corporativo é semelhante ao que acontece no mundo das crianças. Elas precisam das brincadeiras para aprenderem, sem com isso causar grandes consequências. Elas experimentam o novo para depois colocar em prática na vida real. No treinamento de funcionários deve acontecer a mesma coisa: é criada uma situação que o colaborador precisa resolver, mas dentro de um ambiente no qual suas tentativas não produzam uma consequência negativa. Esse é o jogo sendo levado a sério.”
DEVAI, Ricardo. Gamificação no ambiente corporativo. CANALTECH. 16 dez. 2013. Disponível em: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/negocios/Gamification-no-ambientecorporativo/#ixzz2r9sFviZo. Acesso em: 24 jan. 2014.
Sobre o processo de gamificação, assinale a alternativa correta:
(   ) Gamificação nas empresas está relacionada ao entretenimento dos funcionários de forma a atingir os objetivos das empresas.
(   ) A ideia de gamificação se restringe a empresas ligadas à indústria de entretenimento.
(   ) Gamificação nas empresas está relacionada à ideia de que existe a tendência de transformar muitas atividades rotineiras em jogos para buscar melhor relaxamento dos funcionários.
(   ) Gamificação nas empresas está relacionada apenas à área de treinamento e contratação de novos funcionários.
( x ) Gamificação nas empresas está relacionada à ideia de elevar o aprendizado, a motivação e a competitividade dos funcionários em uma série de atividades, de forma a atingir os objetivos da empresa.



Questão - 04
Leia com atenção a descrição a seguir:
“Se for estabelecida uma arquitetura modular completamente aberta, o foco da competição irá descer até o nível dos módulos individuais [...]. O setor B2B (negócios para negócios) da internet é um bom exemplo de como as empresas são forçadas à guerra de preços no nível modular.”
A que se refere o texto apresentado?
(   ) O texto se refere à vantagem da arquitetura Modular.
( x ) O texto se refere à desvantagem da arquitetura Modular.
(   ) O texto se refere ao papel do TI na arquitetura das empresas.
(   ) O texto se refere à desvantagem da arquitetura Integral.
(   ) O texto se refere à vantagem da arquitetura Integral.



Questão - 05
O diagrama de Schumpeter é uma importante visualização da adoção das inovações pelas sociedades e ambientes econômicos ao longo do tempo:


Observe atentamente a figura e indique a alternativa correta:
(   ) As inovações aceleram continuamente, estabilizam-se e só depois caem uniformemente.
( x ) As inovações têm um padrão de repetição (curva-S) e tendem a descrever ciclos cada vez mais curtos ao longo da história.
(   ) As inovações seguem padrões de evolução que variam de país para país.
(   ) Os ciclos de inovação têm padrões de adoção diferentes ao longo do tempo, cada ciclo evolui e cai em desuso de forma diferente.
(   ) Os ciclos de inovação crescem e decrescem de forma linear ao longo do tempo.



Questão - 06
Recentemente a expressão “Gestão do Conhecimento” tem dado lugar à “Gestão da Inovação”. Isso não quer dizer que os modelos anteriores tenham perdido a validade, mas que as discussões sobre inovação continuam avançando em outras áreas da gestão das empresas.
Para ilustrar isso, relacione as sentenças a seguir com os fatores de promoção do conhecimento que vimos ao longo da disciplina de Gestão do Conhecimento: Redundância e Variedade; Gerir conversações; Intenção; Autonomia; Visão do Conhecimento, entre outras.
I - Os objetivos da inovação devem ser claros e bem divulgados.
II - As pessoas se sentem com alto grau de autonomia.
III - Existe orçamento específico para inovação.
IV - Os temas colaboração, aprendizado em rede e compartilhamento do conhecimento são bem comunicados.
V - As pessoas são estimuladas a terem contato com pessoas de diferentes setores.
(   ) Visão do conhecimento.
(   ) Autonomia.
(   ) Intenção.
(   ) Gerir conversações.
(   ) Redundância e Variedade.
TERRA, C. 10 dimensões para a gestão da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Marque a alternativa que faz a correta associação entre as sentenças e os fatores de Gestão do Conhecimento:
(   ) Nenhuma das demais alternativas está correta.
( x ) I – Visão do Conhecimento; II – Autonomia; III – Intenção; IV – Gerir conversações; V – Redundância e Variedade.
(   ) I – Visão do Conhecimento; II – Gerir conversações; III – Intenção; IV – Autonomia; V – Redundância e Variedade.
(   ) I – Autonomia; II – Visão do Conhecimento; III – Intenção; IV – Gerir conversações; V – Redundância e Variedade.


(   ) I – Visão do Conhecimento; II – Autonomia; III – Intenção; IV – Gerir Conversações; V – Redundância e Variedade. 





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