segunda-feira, 28 de março de 2016

Gestão do Conhecimento - Aula Tema 06


Questão - 01
Com relação à Gestão do Conhecimento em tempos de globalização, analise as afirmações e as classifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I - A gestão do conhecimento torna-se mais complexa com a globalização, porque as necessidades dos diferentes mercados regionais precisam ser identificadas e reexaminadas.
II - Com a globalização, a conversão do conhecimento precisa ocorrer mais rapidamente porque o ciclo de vida dos produtos tende a ser cada vez mais curto.
III - Com a globalização, a interação face a face necessária para o compartilhamento do conhecimento tácito deve ser repensada, dada a ausência de contexto físico.
IV - Com a globalização, maior esforço é exigido para promover a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
Assinale a alternativa correta:
(   ) I – Falso; II – Verdadeiro; III – Falso; IV – Verdadeiro.
(   ) I – Falso; II – Verdadeiro; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.
(   ) I – Verdadeiro; II – Falso; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.
( x ) I – Verdadeiro; II – Verdadeiro; III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.
(   ) I – Falso; II – Falso: III – Verdadeiro; IV – Verdadeiro.



Questão - 02
Sobre a Gestão do Conhecimento e a trajetória da empresa de equipamentos fotográficos Olympus, assinale a alternativa correta:
( x ) A Olympus é exemplo de empresa inovadora que inicialmente alcançou grande sucesso com as primeiras câmeras fotográficas digitais, mas passou e ainda passa por dificuldades para ajustar seu modelo de gestão de conhecimento em tempos de globalização e recuperar o terreno perdido.
(   ) A Olympus e o desenvolvimento das câmeras fotográficas digitais no Japão, de uma forma geral, são um exemplo claro de conhecimento explícito transformado em conhecimento tácito e em produtos de grande aceitação.
(   ) As necessidades dos mercados locais dispersos geograficamente pelo mundo são equivalentes, por isso a Olympus soube se manter no topo do mercado de câmeras fotográficas digitais até hoje.
(   ) A distância física que caracteriza a cadeia de fornecedores em tempos de globalização não compromete a criação de conhecimento organizacional; um exemplo é o sucesso contínuo das inovações da empresa Olympus.
(   ) A Olympus ganhou notoriedade como empresa modelo de aplicação de Gestão do Conhecimento em todas as fases de desenvolvimento de câmeras fotográficas digitais.



Questão - 03
O modelo diamante ou modelo do losango nacional de Michael Porter é uma famosa ferramenta para estudar a dinâmica da concorrência global e inovação entre empresas de diferentes países.
Uma das ideias importantes do modelo diamante de Porter é:
(   ) A demanda interna dos países não tem relação com a competitividade das empresas em escala global.
(   ) Em um cenário de concorrência global, as condições nacionais sob as quais as empresas são criadas são as mesmas para empresas de um mesmo setor.
(   ) A inovação das empresas e o sucesso nos mercados globais dependem unicamente do apoio direto dos respectivos governos.
(   ) Indústrias correlatas que já existem atrapalham a criação de novas empresas.
( x ) A intensidade da concorrência interna em um país é um dos fatores que estimulam o sucesso de uma inovação em um estágio global.



Questão - 04
Sobre a ferramenta “banco de melhores práticas”, podemos afirmar:
(   ) É um recurso para as pessoas gravarem histórias pessoais.
( x ) É uma base de dados em que as melhores práticas do dia a dia da organização estão armazenadas.
(   ) É um grupo de pessoas que se une em torno de um mesmo assunto para dialogar sobre como resolver problemas.
(   ) É um fórum de discussão na internet.
(   ) É uma base de dados em que lições aprendidas em projetos são armazenadas, sejam lições positivas ou negativas.



Questão - 05
Nonaka e Takeuchi, autores do modelo de criação do conhecimento, desenvolveram importante contribuição para o debate sobre a Gestão do Conhecimento e Inovação. Uma característica importante do modelo é não atribuir à tecnologia o papel principal para o desenvolvimento de inovações.
De qualquer modo, atualmente há uma grande quantidade de tecnologias que podem contribuir para a criação do conhecimento nas empresas. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
(   ) As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis e redes sociais conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço, mas não podem ser consideradas ferramentas de Gestão do Conhecimento porque demandam controle e mediação.
( x ) As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis e redes sociais conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço e ajudam a promover a comunicação, a cooperação e o compartilhamento de experiências, nesse sentido não contrariam o modelo, mas até o favorecem.
(   ) Apenas a ferramenta wiki pode ser considerada favorecedora da Gestão do Conhecimento porque é essencialmente uma ferramenta de colaboração.
(   ) As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis e redes sociais conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço, mas não ajudam a promover a comunicação, a cooperação e o compartilhamento de experiências, nesse sentido contrariam o modelo e o enfraquecem.
(   ) As ferramentas virtuais do tipo blogs, fóruns, wikis conseguiram romper importantes barreiras de tempo e espaço, mas apenas as redes sociais podem ser consideradas típicas colaboradoras da Gestão do Conhecimento.



Questão - 06
As ferramentas on-line têm grande potencial para promover a criação do conhecimento organizacional. As ferramentas fóruns e redes sociais são particularmente importantes.
Assinale a alternativa que corretamente diferencia fóruns e redes sociais.
(   ) Pode-se debater tanto em fóruns quanto em redes sociais, mas os debates em redes sociais costumam ser mais técnicos.
(   ) Fóruns oferecem pouca coesão em termos de comunidade, menos do que as redes sociais. Você não sabe quem é quem em um fórum, nas redes sociais, sempre sabe.
(   ) Redes sociais fizeram com que os fóruns desaparecessem.
(   ) Fóruns sempre têm um mediador, por isso são superiores a redes sociais, que não têm.
( x ) No fórum, os próprios usuários costumam se autorregular. Os fóruns têm nichos diversos, mas podemos mostrar os mais famosos, como games, esporte e tecnologia – assuntos de interesse específico. Em redes sociais geralmente não há um foco principal de debate.




Nenhum comentário:

Postar um comentário