segunda-feira, 28 de março de 2016

Gestão do Conhecimento - Aula Tema 05


Questão - 01
Existe uma série de fatores envolvidos com a criação do conhecimento nas empresas, segundo o modelo espiral do conhecimento: barreira pessoal, barreira organizacional, gerir conversações, redundância, entre outros.
Associando cada sentença a seguir a um fator, chegamos a uma alternativa de resposta.
Avalie as sentenças a seguir:

Assinale a alternativa correta:
(   ) I – Barreira pessoal; II – Redundância; III – Gerir conversações, IV – Barreira organizacional.
(   ) I – Barreira pessoal; II – Gerir conversações; III – Barreira organizacional, IV – Redundância.
(   ) I – Barreira organizacional; II – Redundância; III – Barreira pessoal, IV – Gerir conversações.
(   ) I – Redundância; II – Barreira pessoal; III – Barreira organizacional, IV – Gerir conversações.
( x ) I – Barreira pessoal; II – Redundância; III – Barreira organizacional, IV – Gerir conversações.



Questão - 02
Podemos definir “inovação” como:
( x ) Novos produtos, processos, serviços ou modelos que possam resolver problemas e ser comercializados.
(   ) Sinônimo de criatividade.
(   ) Resultado do trabalho de cientistas em seus laboratórios.
(   ) Esforço individual que leva a novos produtos e serviços.
(   ) Novos produtos tecnológicos, apenas.



Questão - 03
Nas organizações este fator está relacionado à necessidade de se difundir o conhecimento no sentido mais comum do termo: espalhar as novas práticas resultantes da inovação pela cadeia produtiva em diferentes setores. Está relacionado também ao fato de que o conhecimento local criado em um departamento de uma organização deveria ser disseminado às demais unidades da organização de forma rápida e eficiente.
Estamos nos referindo a qual fator de criação do conhecimento?
(   ) Fator “Gerir Conversações”.
( x ) Fator “Disseminar Mudanças”.
(   ) Fator “Gerir Projeto”.
(   ) Fator “Barreiras Individuais”.
(   ) Fator “Redundância e Variedade”.



Questão - 04
Uma empresa acaba de ser criada. Os gestores aplicam uma série de medidas baseadas justamente nos fatores de promoção do conhecimento do modelo espiral que estudamos: Redundância e Variedade; Barreiras Individuais e Organizacionais; Gerir Conversações; Disseminar Mudanças; e, por fim, Gerir Projeto.
Leia com atenção as medidas aplicadas pelos gestores:
Assinale a alternativa com a associação correta entre as medidas aplicadas e os fatores do modelo estudado:
( x ) Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Gerir Conversações; Medida 3 – Barreiras Individuais; Medida 4 – Barreiras Organizacionais.
(   ) Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Gerir Conversações; Medida 3 – Barreiras Organizacionais; Medida 4 – Barreiras Individuais.
(   ) Medida 1 – Gerir Conversações; Medida 2 – Disseminar Mudanças; Medida 3 – Barreiras Individuais; Medida 4 – Barreiras Organizacionais.
(   ) Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Barreiras Organizacionais; Medida 3 – Barreiras Individuais; Medida 4 – Gerir Conversações.
(   ) Medida 1 – Disseminar Mudanças; Medida 2 – Barreiras Individuais; Medida 3 – Gerir Conversações; Medida 4 – Barreiras Organizacionais.



Questão - 05
(TJ-SC Adaptada)
Em uma das videoaulas, da aula 5, conhecemos a “Teoria da Motivação” de Maslow, que afirma que as necessidades humanas não satisfeitas influenciam o comportamento das pessoas.
Segundo Maslow, as necessidades humanas são classificadas em:
( x ) Fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de autorrealização.
(   ) Biológicas, culturais, complexas, afetivas e de autoestima.
(   ) Fisiológicas, sociais, ambientais, políticas e financeiras.
(   ) Fisiológicas, sociais, ambientais, políticas e organizacionais.
(   ) Fisiológicas, de segurança, políticas, ambientais e de autorrealização.



Questão - 06
O fator de promoção do conhecimento “Gerir projetos” é importante em inúmeras atividades nas empresas e também para a criação do conhecimento organizacional.
Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:
(   ) Gerir projetos confere disciplina e rigor às etapas de um projeto, e como pode antecipar riscos e mudanças, deveria ser aplicado à criação de conhecimento apenas nas fases iniciais.
(   ) Gerir projetos eleva a eficiência e a eficácia de projetos em geral, mas no caso da inovação não deveria ser empregado porque elimina a liberdade criativa dos envolvidos.
(   ) Gerir projetos eleva a eficiência e a eficácia de projetos em geral, e no caso da inovação fortalece a liberdade criativa dos envolvidos.
( x ) Gerir projetos confere disciplina e rigor às etapas de um projeto qualquer, mas é importante que, no caso da criação do conhecimento organizacional, não iniba a liberdade criativa e a própria mudança pretendida com a inovação.
(   ) Gerir projetos é uma ferramenta para controlar o conhecimento e, portanto, tornar mais profunda a criação do conhecimento organizacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário