segunda-feira, 28 de março de 2016

Gestão do Conhecimento - Aula Tema 04




Questão - 01
Analise os cinco fatores promotores do conhecimento listados abaixo:
I – Significa criar uma visão geral do significado da inovação, comunicar essa visão até que os colaboradores se convençam dela e então um grupo pioneiro mais avançado coordene o processo de criação do conhecimento.
II – Está relacionada à liberdade de criação e ação dos colaboradores. Ao se permitir que os colaboradores atuem de forma autônoma, há elevação da motivação dos indivíduos, do compartilhamento de informações e da geração de novos conhecimentos.
III – Apontam a necessidade de um processo contínuo de questionamento e reconsideração das premissas existentes, favorecendo assim o pensamento novo e a criação do conhecimento organizacional. Duvidar de “verdades”, mergulhar na ambiguidade e procurar “ordem a partir do ruído”, são exemplos deste fator.
IV – O contexto favorável é essencial para que haja compartilhamento do conhecimento tácito e a criação de conhecimento. Poderá ser físico (como um escritório ou outros locais de trabalho), mental (experiências compartilhadas, ideias ou ideais), virtual (uso de recursos tecnológicos como grupo de discussão na Internet) ou a combinação deles. Ba designa esse “lugar” especial de interação.
V – Relacionada à estratégia corporativa, a instituição deve elevar o comprometimento dos colaboradores, no sentido de “querer” e “bancar” as condições que favoreçam a criação do novo conhecimento.
Estamos falando, respectivamente, dos fatores:
( x ) I - Incutir uma visão; II - Autonomia; III - Flutuação; IV - Contexto; V - Intenção.
(   ) I - Autonomia; II - Incutir uma visão; III - Flutuação; IV - Contexto; V - Intenção.
(   ) I - Incutir uma visão; II - Autonomia; III - Flutuação; IV - Intenção; V - Contexto.
(   ) I - Autonomia; II - Incutir uma visão; III - Contexto; IV - Flutuação; V - Intenção.
(   ) I - Contexto; II - Autonomia; III - Flutuação; IV - Intenção; V - Incutir uma visão.



Questão - 02
A ideia do Ba está relacionada a um contexto organizacional que favorece a criação do conhecimento. Esse contexto deve ser:
( x ) um contexto físico, mental ou virtual, o importante é que favoreça a circulação de ideias para criação do conhecimento.
(   ) uma tecnologia específica.
(   ) somente um contexto físico.
(   ) somente de reuniões bem específicas voltadas para a inovação.
(   ) somente um contexto virtual.



Questão - 03
Segundo o modelo de criação de conhecimento, a pergunta: “Por que fazemos isso sempre dessa maneira?”, seria disparadora da dúvida e da livre especulação, além das ferramentas para inovar.
Essa pergunta está relacionada a qual dos fatores de criação do conhecimento organizacional?
( x ) Flutuação e Caos criativo, que possibilita mergulhar na ambiguidade.
(   ) Autonomia, relativa à liberdade do colaborador em expor e compartilhar ideias.
(   ) Intenção, vinculada ao apoio necessário para criação do conhecimento novo.
(   ) Incutir uma visão e mobilizar ativistas, pois trabalha a sensibilização para a necessidade de inovar.
(   ) Contexto, relacionado ao ambiente adequado.



Questão - 04
Uma empresa acaba de ser criada. Os gestores aplicam uma série de medidas baseadas justamente nos fatores: Intenção; Contexto; Flutuação e Caos criativo; Incutir uma visão e mobilizar ativistas; e, por fim, Autonomia.
Leia com atenção as medidas aplicadas pelos gestores:
Associe cada medida a um fator e escolha a alternativa com melhor associação entre as medidas e os fatores do modelo estudado:
(   ) Medida 1 – Incutir uma visão e mobilizar ativistas; Medida 2 – Autonomia; Medida 3 – Contexto; Medida 4 – Intenção.
(   ) Medida 1 – Intenção; Medida 2 – Incutir uma visão e mobilizar ativistas; Medida 3 – Contexto; Medida 4 – Autonomia.
( x ) Medida 1 – Autonomia; Medida 2 – Incutir uma visão e mobilizar ativistas; Medida 3 – Contexto; Medida 4 – Intenção.
(   ) Medida 1 – Autonomia; Medida 2 – Incutir uma visão e mobilizar ativistas; Medida 3 – Intenção; Medida 4 – Contexto.
(   ) Medida 1 – Contexto; Medida 2 – Incutir uma visão e mobilizar ativistas; Medida 3 – Autonomia; Medida 4 – Intenção.



Questão - 05
A figura seguinte representa diferentes contextos Ba que envolvem uma empresa inovadora. Note que cada elipse, grande ou pequena, representa um espaço de interações denominado ambiente Ba.
Com base nessa representação, escolha a alternativa mais adequada:
(   ) Em uma empresa inovadora, ambientes Ba devem envolver somente as unidades da própria empresa.
( x ) Em uma empresa inovadora, ambientes Ba devem envolver fornecedores, clientes, centros de pesquisa, governo, comunidades e até mesmo a concorrência.
(   ) Em uma empresa inovadora, ambientes Ba devem excluir governo, comunidades e concorrência.
(   ) Em uma empresa inovadora, ambientes Ba devem envolver somente outras empresas inovadoras.
(   ) Em uma empresa inovadora, ambientes Ba devem excluir fornecedores e concorrência.



Questão - 06
A figura seguinte representa interconexões de diferentes ambientes Ba.
Qual das seguintes afirmativas retrata corretamente as ideias contidas na figura, de acordo com o modelo de espiral do conhecimento?
(   ) O contexto compartilhado Ba favorecedor da criação do conhecimento se restringe a salas de reuniões.
( x ) Diferentes Ba operam harmonicamente para a criação do conhecimento organizacional que se desenvolve em espiral partir de um campo de interação entre indivíduos.
(   ) O conhecimento novo criado depende das tecnologias disponíveis.
(   ) A criação do conhecimento é um processo individual e que permanece individual em toda sua evolução.
(   ) Indivíduos diferentes necessitam de contextos diferentes para que haja um campo de compartilhamento de conhecimento tácito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário