segunda-feira, 28 de março de 2016
Gestão do Conhecimento - Aula Tema 03
Questão - 01
No modelo de criação do conhecimento que valoriza as transformações do conhecimento tácito em conhecimento explícito, o processo de conversão de conhecimento se inicia no indivíduo, se amplia, se diversifica e pode se espalhar para a organização até alcançar outras organizações.
Sobre essa ideia, indique a alternativa correta:
( ) O texto se refere ao modelo científico de Taylor.
( x ) O texto se refere ao modelo de espiral do conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi.
( ) O texto se refere ao modelo da Honda.
( ) O texto se refere ao modelo de inovação da Toyota.
( ) O texto se refere ao conhecimento explícito.
Questão - 02
Com relação aos quatro processos de conversão de conhecimento do modelo de Nonaka e Takeuchi, isto é, Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, podemos afirmar corretamente que:
( ) Aprender por observação, imitação e prática está relacionado ao processo de Internalização.
( x ) O uso de metáforas e analogias está ligado à concepção de um conceito novo na etapa de Externalização.
( ) O conhecimento incorporado ao know-how dos técnicos da organização é algo relacionado à Externalização.
( ) O debate de conceitos em reuniões de trabalho é atividade típica da Socialização.
( ) O uso de redes de comunicação está relacionado ao processo de Socialização.
Questão - 03
(IF/PB, 2012)
O processo de criação do conhecimento organizacional ocorre mediante a interação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Esses processos são realizados por meio da espiral do conhecimento, de forma que se iniciam na socialização e quando atingem a internalização, isso indica o início de um novo processo de criação do conhecimento que pode ser representado pela inovação e pela mudança.
Com base no exposto, faça a associação das duas colunas.
A sequência CORRETA desta associação de cima para baixo é:
( ) II, III, IV e I.
( ) III, IV, II e I.
( ) I, II, III e IV.
( ) II, I, IV e III.
( x ) IV, III, I e II.
Questão - 04
Verifique se cada sentença é Verdadeira (V) ou Falsa (F).
(...) Para crescer e se desenvolver a empresa moderna deve ter a capacidade de criar conhecimento novo na forma de novos produtos,processos e serviços.
(...) Criar conhecimento novo na empresa depende apenas de iniciativas de funcionários especializados.
(...) Pessoas com capacidade de gerar e desenvolver conhecimentos para a empresa são cada vez mais necessárias nos cenários complexos em que vivemos.
(...) O objetivo da Gestão do Conhecimento é facilitar e otimizar a criação, disseminação e apropriação do conhecimento nas empresas.
(...) O conhecimento novo na organização nasce dos indivíduos, mas muitas vezes o acesso a esse conhecimento não é simples por se tratar de um conhecimento baseado na experiência, em crenças e atitudes.
Escolha a alternativa correta:
( x ) V – F – V – V – V.
( ) V – V – V – V – V.
( ) V – F – F – F – V.
( ) F – V – V – F – V.
( ) V – F – F – V – V.
Questão - 05
Leia o seguinte texto:
“Um produto funciona como um gatilho para extrair conhecimento tácito quando os clientes atribuem significado a ele comprando-o, adaptando-o, usando-o ou não o comprando. Também pode desencadear mudanças no comportamento do cliente em termos de sua visão de mundo, podendo até mesmo reconstruir o ambiente.”
Fonte: Adaptado de NONAKA I., TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p. 98.
Este texto está relacionado à ideia de que:
( ) a criação do conhecimento depende de ações isoladas de grupos como o departamento de marketing e de tecnologia.
( ) o cliente apenas consome produtos que claramente necessita e a empresa bem informada deve produzir esses produtos.
( ) a criação do conhecimento organizacional convertida em produtos deveria apenas ignorar a experiência do cliente.
( x ) a criação do conhecimento organizacional é um processo interativo em que a organização aprende de forma interminável e em permanente atualização.
( ) o cliente sempre sabe o que quer e é fácil ter acesso a esse conhecimento.
Questão - 06
O processo de Externalização (que consiste na conversão do conhecimento tácito para conhecimento explícito), é considerado o mais importante dos quatro processos do modelo espiral de criação do conhecimento, porque:
( ) na Externalização, aprende-se pela experiência compartilhada por meio de metáforas e analogias.
( x ) na Externalização, por meio de metáforas e analogias, aparece o conceito novo, raiz da inovação.
( ) na Externalização, os conceitos novos são negociados por meio de metáforas.
( ) na Externalização, aparecem as metáforas e ambiguidades do conceito novo.
( ) na Externalização, o conhecimento explícito é facilmente extraído por meio de metáforas e analogias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário