segunda-feira, 28 de março de 2016

Gestão do Conhecimento - Aula Tema 02




Questão - 01
Leia a frase:
Organizações ocidentais, principalmente americanas e europeias têm investido seus esforços em converter conhecimento tácito em explícito – em documentos, processos, bases de dados, etc. Esse esforço é comumente chamado de transformação do capital humano ao capital estrutural de uma organização.
Fonte: ALMEIDA, D. S.; RAPCHAN, F. Desenvolvimento e implantação de software de acoplagem em comunidades de prática on-line para aperfeiçoamento de educadores do CEFET-ES. 2008.
Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta:
(   ) O conhecimento tácito é um tipo de conhecimento que as empresas têm facilidade em reter quando os colaboradores se afastam ou se aposentam.
(   ) A Gestão do Conhecimento depende exclusivamente da tecnologia.
(   ) Converter conhecimento tácito em conhecimento explícito ocorre com facilidade em empresas, basta ajustar o clima organizacional.
(   ) As empresas ocidentais estão mais atentas à valorização do conhecimento tácito do que as empresas orientais.
( x ) O conhecimento tácito está ligado ao “insight” individual que estimula a criação do conhecimento organizacional.



Questão - 02
Tendo em vista a empresa inovadora do século XXI que opera em um cenário complexo de mercados globalizados e concorrência acirrada, podemos afirmar corretamente que:
( x ) A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento.
(   ) A empresa inovadora funciona como uma “máquina”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.
(   ) A empresa tradicional (não inovadora) está preparada para enfrentar todos os desafios e contradições do mercado globalizado: necessidades diversificadas dos clientes, produtos inovadores e de qualidade, concorrência acirrada e menor preço.
(   ) A empresa inovadora tem na tecnologia o elemento mais importante para criar conhecimento e poder inovar.
(   ) A empresa inovadora funciona como um ”ser vivo”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.



Questão - 03
Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento explícito: manuais, reuniões no estilo tradicional, conferências, troca de e-mails, salas de aula.
II – São exemplos de aprendizado pela valorização do conhecimento tácito: prestar atenção na experiência dos mais velhos, aprender pelo exemplo, relação mestre com seu discípulo, “intuir” mais do que receber explicações, valorizar a experiência.
III – Um desafio para as empresas preocupadas com a gestão do conhecimento é que funcionários, quando se aposentam, levam consigo um tipo de conhecimento denominado tácito.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
(   ) II e III.
(   ) I e II.
(   ) I.
(   ) I e III.
( x ) I, II e III.



Questão - 04
A Gestão do Conhecimento é:
(   ) Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas japonesas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
( x ) Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
(   ) Dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.
(   ) Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
(   ) Um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.



Questão - 05
Leia e interprete o seguinte texto:
Um dos principais problemas na Gestão do Conhecimento nas empresas é a tendência do funcionário em guardar o conhecimento acumulado pela experiência apenas para si. Isso pode ser intencional ou não, mas as pessoas podem não estar motivadas a mostrar o que sabem.
Fonte: Adaptado de NONAKA I.; TAKEUCHI, H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Sobre o contexto apresentado, indique a alternativa correta:
(   ) O texto se refere ao conhecimento explícito do funcionário.
(   ) O texto se refere à facilidade em converter informações em conhecimento.
( x ) O texto se refere ao conhecimento tácito do funcionário.
(   ) Todas as pessoas sabem explicar claramente tudo o que sabem.
(   ) É sempre fácil ter acesso ao que as pessoas sabem.



Questão - 06
As organizações que buscam disseminar conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma “organização que aprende”, na visão de Peter Senge.
Qual alternativa apresenta corretamente os cinco componentes de uma organização que aprende?
(   ) Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, liderança.
(   ) Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado individualizado, pensamento sistêmico.
( x ) Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, pensamento sistêmico.
(   ) Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, valorização do conhecimento explícito.
(   ) Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe, pensamento complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário