segunda-feira, 28 de março de 2016

Gestão do Conhecimento - Aula Tema 01




Questão - 01
Sabemos que dados, informação e conhecimento são elementos distintos, mas interdependentes. Qual ordem das sentenças, a seguir, corresponde à transformação: Dados ? Informação ? Conhecimento?
1 – Tsunamis: ondas gigantes que se formam no oceano como resultado de abalos sísmicos.
2 – Livros escolares de Ciência na Inglaterra tratam do assunto “tsunamis”.
3 – Em 2011, uma garota inglesa em férias na Indonésia se lembrou das aulas de Ciências quando viu o repentino recuo do mar, o que sinaliza um tsunami. A garota alertou os banhistas, que se afastaram da enorme onda na praia, e com isso salvou a vida de dezenas de pessoas. Este é um caso real.
( x ) 1-2-3.
(   ) 2-1-3.
(   ) 1-3-2.
(   ) 3 -2-1.
(   ) 3-1-2.



Questão - 02
Um gestor está preocupado com o conservadorismo da empresa em que trabalha. Ele lê a seguinte frase em um livro, como se recebesse um recado direto para ele:
“A criatividade não anda escassa. O que acontece é que a maioria das organizações se esforça para acabar com ela” (Peter Drucker).
Essa frase se relacionada com:
(   ) As organizações estão atentas à importância da criatividade entre os funcionários.
( x ) A necessidade de maior gestão do conhecimento nas empresas.
(   ) A tendência de que a gestão do conhecimento auxilie as organizações a acabar com a criatividade dos funcionários.
(   ) A necessidade de que as empresas valorizem a inovação, mas não a criatividade.
(   ) As organizações costumam valorizar o conhecimento dos funcionários.



Questão - 03
A ilustração, a seguir, apresenta as transformações econômicas e a evolução dos ambientes organizacionais ao longo da história. Observe atentamente a evolução desses ambientes.
Com base nessa ilustração, indique a alternativa correta:
(   ) As organizações sempre estiveram preocupadas com a gestão do conhecimento.
(   ) Atualmente, não existe preocupação com produção em massa, nem eficiência ou qualidade, porque esses são modelos do passado.
( x ) Entramos na era da valorização de novos modelos de gestão nas organizações, entre eles, a gestão do conhecimento.
(   ) Os modelos tradicionais de gestão, como a administração científica, por exemplo, são hoje mais importantes do que no passado.
(   ) Os modelos tradicionais de gestão continuam válidos da mesma forma como no passado.



Questão - 04
Quando se fala de “conhecimento” nas organizações, há diversas interpretações. Indique a alternativa que contém uma afirmação correta sobre a gestão do conhecimento:
(   ) A criação do conhecimento novo nas organizações não tem relação com processos de inovação.
(   ) Conhecimento, dados e informação têm o mesmo significado.
(   ) Conhecimento de funcionários sempre pode ser facilmente acessado.
( x ) Conhecimento organizacional requer valorização do conhecimento dos colaboradores da organização, isto é, valorização do “capital intelectual” da empresa.
(   ) Quando uma organização valoriza o conhecimento, ele está bem definido em manuais e em processos de trabalho rígidos, não evolui ou se modifica, porque isso pode desestabilizar a organização com a mudança gerada.



Questão - 05
Depois do acidente da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia, em que milhões de pessoas foram prejudicadas pelo vazamento de radiação resultante de falha humana, a relação entre pessoas e máquinas precisou ser revista. ‘Engenheiros do conhecimento’ hoje são encarregados de observar o comportamento dos funcionários em salas de controle de usinas nucleares, UTIs de hospitais e cabines de avião, por exemplo. Esse trabalho se converte no projeto e concepção de ambientes de controle mais seguros.
Fonte: VINCENT, K. Homens e Máquinas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
De acordo com as ideias que fundamentam a gestão do conhecimento e considerando o contexto apresentado no texto, aponte a alternativa correta:
(   ) Os operadores que seguem todas as normas e informações contidas nos manuais não causam acidentes mesmo em ambientes de alto risco.
(   ) Em ambientes de alto risco, como salas de controle de usinas nucleares e cabines de avião, há total controle sobre o comportamento dos operadores.
(   ) Pessoas sabem e fazem apenas aquilo que foram instruídas a fazer.
( x ) As informações sobre como agem operadores em ambientes de alto risco podem gerar conhecimento precioso para o design de projetos mais seguros desses ambientes.
(   ) Toda forma de conhecimento é facilmente comunicável.



Questão - 06
Leia o seguinte texto:
Na década de 40 do século passado, cientistas alemães e americanos criaram as moléculas CFCs para facilitar a fabricação de gelo. Os CFCs foram decisivos para a fabricação em escala de geladeiras, aparelhos de ar condicionado, desodorantes e muitos outros produtos e utensílios. Apenas recentemente com equipamentos que fornecem novos dados e informações sobre a atmosfera, descobriu-se que as moléculas de CFC destroem as moléculas de ozônio que compõem um escudo natural da Terra contra a luz ultravioleta (UV) do Sol. Com a diminuição do ozônio, ocorre o aquecimento do planeta e o possível desaparecimento de muitas espécies vegetais e animais. Hoje diminuiu a produção de CFC, mas pagaremos as consequências dessa utilização ainda por muito tempo.
Essa história ilustra que:
(   ) O conhecimento não muda ao longo da história.
( x ) Informações novas levam a conhecimento novo.
(   ) Conhecimento novo não depende de informações novas.
(   ) O conhecimento não depende de dados ou informações.
(   ) Dados, informações e conhecimento são sinônimos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário