quinta-feira, 24 de março de 2016

Ética e Relações Humanas no Trabalho - Aula Tema 06



Questão - 01
“Como um ativo intangível, a reputação de uma corporação está ligada diretamente à imagem que seus stakeholders criam a seu respeito. Nas palavras de SROUR (2013, p. 184), a reputação empresarial é a “percepção que o imaginário popular tem quanto ao valor de uma empresa.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Ética nas organizações. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 13.
A respeito da reputação empresarial, seguem algumas asserções. Leia cada uma e julgue como Verdadeira (V) ou Falsa (F):
I – Compõe­se pelo valor das marcas e pela qualidade das relações mantidas com os públicos de interesse.
II – Sua manutenção e fortalecimento depende, exclusivamente, de seus acionistas.
III – Deriva de uma percepção que vai sendo construída dia após dia, à medida que a empresa satisfaz as expectativas de seus stakeholders.
IV – É construída, basicamente, pelas ferramentas de comunicação de marketing, por exemplo, campanhas publicitárias.
A correlação certa se encontra na alternativa:
(   ) I=F; II=F; III=V; IV=F.
(   ) I=F; II=F; III=V; IV=V.
(   ) I=V; II=V; III=F; IV=F.
(   ) I=F; II=V; III=V; IV=F.
( x ) I=V; II=F; III=V; IV=F.



Questão - 02
“Segundo Srour (2013, p. 195), empresas sustentáveis devem ser ‘viáveis economicamente; justas socialmente e corretas ecologicamente.’ Por essas três características, seria possível medir o impacto que as atividades de determinada empresa exercem sobre a habitabilidade do planeta. Srour (2013, p. 196) também afirma que é possível justificar as políticas de sustentabilidade por meio de indicadores precisos.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Ética nas organizações. Caderno de Atividades. Valinhos:Anhanguera Educacional, 2014. P. 15).
A tabela a seguir contém uma coluna com as três dimensões que exigem responsabilidade empresarial e outra coluna com alguns indicadores associados a essas dimensões. Você deverá fazer a correlação entre essas duas colunas que estão identificadas por letras e números:

A alternativa que apresenta as corretas associações é:
(   ) 1=B; 2=A; 3=B; 4=A; 5=C.
(   ) 1=A; 2=C; 3=B; 4=A; 5=C.
(   ) 1=A; 2=C; 3=B; 4=C; 5=B.
( x ) 1=B; 2=C; 3=B; 4=A; 5=C.
(   ) 1=B; 2=C; 3=B; 4=A; 5=A.



Questão - 03
“Podemos encontrar, nos dias de hoje, inúmeras práticas empresariais de caráter ético. As exigências às organizações contemporâneas não opõem a sustentabilidade à lucratividade (SROUR, 2013, p. 200).
Em outras palavras: empresas visionárias conseguem combinar sua necessidade de lucro com as necessidades de seus stakeholders. Assim como em uma negociação do tipo ganha­ganha, organizações orientadas pela ética respondem às demandas de forma sustentável e inteligente.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: O mundo corporativo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 16).
Seguindo as ideias do texto apresentado, podemos afirmar que:
I – Oferecendo preços justos e produtos seguros, a empresa satisfaz clientes e, em troca, consegue sua fidelidade.
II – Uma relação sustentável com fornecedores é construída por transações contínuas e idôneas.
III – Empresas éticas acreditam que colaboradores comprometidos e motivados são mantidos com tratamento digno.
É correto o que se afirma em:
(   ) I e III, apenas.
(   ) II e III, apenas.
( x ) I, II e III.
(   ) I, apenas.
(   ) II, apenas.



Questão - 04
O ecossistema de negócios de nossa atualidade tem oferecido riscos consideráveis aos agentes do sistema de mercado. A tabela, a seguir, apresenta uma coluna com esses agentes e outra coluna com possíveis temores por eles enfrentados. Você deverá correlacionar as duas colunas por meio das letras e números.


Está correto o que se afirma em:
(   ) 1=A; 2=C; 3=D; 4=D; 5=D; 6=A.
(   ) 1=B; 2=C; 3=D; 4=B; 5=D; 6=A.
( x ) 1=B; 2=C; 3=D; 4=D; 5=D; 6=A.
(   ) 1=B; 2=A; 3=D; 4=D; 5=D; 6=A.
(   ) 1=B; 2=C; 3=D; 4=A; 5=D; 6=A.



Questão - 05
Considerando a importância da reputação para uma corporação, leia as asserções I e II e avalie a relação entre elas:
I – Uma boa reputação pode facilitar a empresa na obtenção de créditos junto a órgãos de financiamento.
PORQUE
II – Uma boa reputação pode conferir legitimidade à empresa para atuar na sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
( x ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
(   ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(   ) As asserções I e II são proposições falsas.
(   ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(   ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.



Questão - 06
“A Índia respondia há alguns anos por 30% das mortes causadas pela diarréia no mundo. A filial da Unilever neste país firmou parcerias com professores, líderes comunitários e órgãos públicos com vistas à educação básica da população sobre práticas elementares de saúde, como lavar as mãos com sabonete. O programa “Despertar para a Saúde” atingiu 200 milhões de pessoas de baixa renda. Porém, antes de veicular a campanha, a Unilever investiu na reformulação de uma linha de sabonetes para ampliar seu poder bactericida e baixar o custo para o consumidor final. Logo depois, preparou milhares de mulheres para vender o produto num sistema porta a porta.”
(SROUR, Robert H. Ética empresarial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. p. 196).
É correto afirmar que o programa “Despertar para a Saúde”, da Unilever:
( x ) Melhorou a higiene e reduziu a diarreia, elevou a renda de quem vende o produto, contribuiu para o bem comum e ainda conquistou lucratividade para a organização.
(   ) Foi capaz de enxergar a longo prazo e perceber que sua ação social também lhe traria benefícios, pois fortaleceria sua reputação e seus laços com muitos stakeholders.
(   ) Investiu na reformulação de uma linha de sabonetes para ampliar seu poder bactericida, baixar o custo para o consumidor final e, ainda, criou oportunidade a vendedores autônomos.
(   ) Firmou parcerias com professores, líderes comunitários e órgãos públicos com vistas à educação básica da população sobre práticas elementares de saúde, como lavar as mãos com sabonete.
(   ) Foi capaz de levar em consideração as dificuldades da comunidade e assumiu seu papel de agente social, beneficiando as pessoas de baixa renda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário