Questão - 01
“Como um ativo intangível, a reputação de uma corporação está ligada diretamente à imagem que seus stakeholders criam a seu respeito. Nas palavras de SROUR (2013, p. 184), a reputação empresarial é a “percepção que o imaginário popular tem quanto ao valor de uma empresa.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Ética nas organizações. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 13.
A respeito da reputação empresarial, seguem algumas asserções. Leia cada uma e julgue como Verdadeira (V) ou Falsa (F):
I – Compõese pelo valor das marcas e pela qualidade das relações mantidas com os públicos de interesse.
II – Sua manutenção e fortalecimento depende, exclusivamente, de seus acionistas.
III – Deriva de uma percepção que vai sendo construída dia após dia, à medida que a empresa satisfaz as expectativas de seus stakeholders.
IV – É construída, basicamente, pelas ferramentas de comunicação de marketing, por exemplo, campanhas publicitárias.
A correlação certa se encontra na alternativa:
( ) I=F; II=F; III=V; IV=F.
( ) I=F; II=F; III=V; IV=V.
( ) I=V; II=V; III=F; IV=F.
( ) I=F; II=V; III=V; IV=F.
( x ) I=V; II=F; III=V; IV=F.
Questão - 02
“Segundo Srour (2013, p. 195), empresas sustentáveis devem ser ‘viáveis economicamente; justas socialmente e corretas ecologicamente.’ Por essas três características, seria possível medir o impacto que as atividades de determinada empresa exercem sobre a habitabilidade do planeta. Srour (2013, p. 196) também afirma que é possível justificar as políticas de sustentabilidade por meio de indicadores precisos.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Ética nas organizações. Caderno de Atividades. Valinhos:Anhanguera Educacional, 2014. P. 15).
A tabela a seguir contém uma coluna com as três dimensões que exigem responsabilidade empresarial e outra coluna com alguns indicadores associados a essas dimensões. Você deverá fazer a correlação entre essas duas colunas que estão identificadas por letras e números:
A alternativa que apresenta as corretas associações é:
( ) 1=B; 2=A; 3=B; 4=A; 5=C.
( ) 1=A; 2=C; 3=B; 4=A; 5=C.
( ) 1=A; 2=C; 3=B; 4=C; 5=B.
( x ) 1=B; 2=C; 3=B; 4=A; 5=C.
( ) 1=B; 2=C; 3=B; 4=A; 5=A.
Questão - 03
“Podemos encontrar, nos dias de hoje, inúmeras práticas empresariais de caráter ético. As exigências às organizações contemporâneas não opõem a sustentabilidade à lucratividade (SROUR, 2013, p. 200).
Em outras palavras: empresas visionárias conseguem combinar sua necessidade de lucro com as necessidades de seus stakeholders. Assim como em uma negociação do tipo ganhaganha, organizações orientadas pela ética respondem às demandas de forma sustentável e inteligente.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: O mundo corporativo. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 16).
Seguindo as ideias do texto apresentado, podemos afirmar que:
I – Oferecendo preços justos e produtos seguros, a empresa satisfaz clientes e, em troca, consegue sua fidelidade.
II – Uma relação sustentável com fornecedores é construída por transações contínuas e idôneas.
III – Empresas éticas acreditam que colaboradores comprometidos e motivados são mantidos com tratamento digno.
É correto o que se afirma em:
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( x ) I, II e III.
( ) I, apenas.
( ) II, apenas.
Questão - 04
O ecossistema de negócios de nossa atualidade tem oferecido riscos consideráveis aos agentes do sistema de mercado. A tabela, a seguir, apresenta uma coluna com esses agentes e outra coluna com possíveis temores por eles enfrentados. Você deverá correlacionar as duas colunas por meio das letras e números.

Está correto o que se afirma em:
( ) 1=A; 2=C; 3=D; 4=D; 5=D; 6=A.
( ) 1=B; 2=C; 3=D; 4=B; 5=D; 6=A.
( x ) 1=B; 2=C; 3=D; 4=D; 5=D; 6=A.
( ) 1=B; 2=A; 3=D; 4=D; 5=D; 6=A.
( ) 1=B; 2=C; 3=D; 4=A; 5=D; 6=A.
Questão - 05
Considerando a importância da reputação para uma corporação, leia as asserções I e II e avalie a relação entre elas:
I – Uma boa reputação pode facilitar a empresa na obtenção de créditos junto a órgãos de financiamento.
PORQUE
II – Uma boa reputação pode conferir legitimidade à empresa para atuar na sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
( x ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Questão - 06
“A Índia respondia há alguns anos por 30% das mortes causadas pela diarréia no mundo. A filial da Unilever neste país firmou parcerias com professores, líderes comunitários e órgãos públicos com vistas à educação básica da população sobre práticas elementares de saúde, como lavar as mãos com sabonete. O programa “Despertar para a Saúde” atingiu 200 milhões de pessoas de baixa renda. Porém, antes de veicular a campanha, a Unilever investiu na reformulação de uma linha de sabonetes para ampliar seu poder bactericida e baixar o custo para o consumidor final. Logo depois, preparou milhares de mulheres para vender o produto num sistema porta a porta.”
(SROUR, Robert H. Ética empresarial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. p. 196).
É correto afirmar que o programa “Despertar para a Saúde”, da Unilever:
( x ) Melhorou a higiene e reduziu a diarreia, elevou a renda de quem vende o produto, contribuiu para o bem comum e ainda conquistou lucratividade para a organização.
( ) Foi capaz de enxergar a longo prazo e perceber que sua ação social também lhe traria benefícios, pois fortaleceria sua reputação e seus laços com muitos stakeholders.
( ) Investiu na reformulação de uma linha de sabonetes para ampliar seu poder bactericida, baixar o custo para o consumidor final e, ainda, criou oportunidade a vendedores autônomos.
( ) Firmou parcerias com professores, líderes comunitários e órgãos públicos com vistas à educação básica da população sobre práticas elementares de saúde, como lavar as mãos com sabonete.
( ) Foi capaz de levar em consideração as dificuldades da comunidade e assumiu seu papel de agente social, beneficiando as pessoas de baixa renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário