Questão - 01
O autor Matos, em sua obra Ética na Gestão Empresarial (2012, p. 111), sugere que se façam reflexões sobre a renovação dos modelos tradicionais de gestão. Segundo ele, o líder dos novos modelos de gestão deve ser, além de ético, também um educador e um empreendedor.”
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Gestão Ética. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 3)
Em alinhamento ao texto, podemos afirmar que:
I – Ser um líder ético é ter consciência de que lidera pessoas, e não coisas.
II – Ser um líder empreendedor é ter a capacidade de transformar anseios e oportunidades em ganhos reais.
III – Ser um líder educador é comprometer-se à estar em sala de aula de faculdades pelo menos uma vez por semana.
É correto o que se afirma em:
( x ) I e II, apenas.
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
( ) I, II e III.
( ) II e III, apenas.
Questão - 02
Nos estudos de Matos (2012, p. 114115), o autor trata das áreas éticas de formação de gerentes líder. Trata-se de áreas de desenvolvimento de competências gerenciais que levariam a resultados mutuamente compensadores tanto para dirigentes como para dirigidos.
A partir desse conceito, faça a correta associação entre algumas das áreas mencionadas pelo autor (itens de A até D) às competências apresentadas pelos itens de I a IV.
A correta associação é expressa pela alternativa:
( ) A=II; B=III; C=IV; D=I.
( ) A=IV; B=III; C=II; D=I.
( x ) A=II; B=I; C=III; D=IV.
( ) A=I; B=II; C=IV; D=III.
( ) A=I; B=III; C=IV; D=II.
Questão - 03
A ONG britânica Mind, voltada para a saúde mental, publicou um levantamento referente ao estresse endêmico que acomete milhões de trabalhadores no Reino Unido e que acarreta a perda de bilhões de dólares em horas de trabalho. O mais curioso é que 93% mentiram a seus patrões a respeito do motivo real de seu absenteísmo. Alegaram dores de estômago, resfriados, dores de cabeça, consultas médicas, problemas em casa e doenças na família, menos o estresse no trabalho. Não confessaram que aguentam cada vez menos as pressões para o cumprimento de metas, nem tentaram discutir as questões referentes ao ambiente de trabalho em que prevalece o moral baixo, a baixa produtividade e formas escapistas de enfrentar as tensões.”
(SROUR, Robert H. Casos de ética empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 43)
Com base no texto apresentado, podemos concluir que um gerente líder tentaria melhorar esse contexto atuando da seguinte maneira:
I – Utilizando a negociação e o acordo para tomar decisões que se tornariam, assim, corresponsabilizadoras.
II – Procurando obter resultados pela imposição de regras e normas claras e definitivas.
III – Sendo flexível, evitando radicalizar posição e evitando usar de comportamento reativo que impede análises críticas e reformulações.
É correto o que se afirma em:
( x ) I e III, apenas.
( ) I, II e III.
( ) I, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) II, apenas.
Questão - 04
A maioria das empresas que desejam afirmar a ética de seu comportamento moral elabora códigos de ética próprios. Tais códigos permitem que todos dentro e fora da organização conheçam o comprometimento da alta gerência com a sua definição de padrão de comportamento ético e, mais importante, que todos saibam que os dirigentes esperam que os funcionários ajam de acordo com esse padrão. O código define o comportamento considerado ético pelos executivos da empresa e fornece, por escrito, um conjunto de diretrizes que todos os funcionários devem seguir.”
(ASHLEY, Patrícia A. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005).
Acompanhando as ideias do texto apresentado, podemos afirmar que:
I – A alta gerência deve não somente explicitar seu apoio ao código de ética da corporação, como também demonstrar que age em consonância a seus preceitos.
II – Quando o código de ética de uma empresa é criado por um comitê formado por todos os níveis de colaboradores, o comprometimento de todos é muito mais representativo.
III – Geralmente, os funcionários não percebem se a alta gerência é coerente ao código de ética da empresa, o que propicia o descomprometimento dos gerentes e diretores quanto às
condutas éticas previstas.
É correto o que se afirma em:
( ) II e III, apenas.
( x ) I e II, apenas.
( ) I, II e III.
( ) I, apenas.
( ) III, apenas.
Questão - 05
Em sua obra, Matos (2012, p. 126) propõe uma formulação do modelo de ética corporativa por meio de “um esforço coletivo em uma sequência interativa com as lideranças, em todos os níveis”.
A tabela apresentada contém uma coluna com as etapas envolvidas no modelo de gestão ética proposta por Matos (2012, p. 126128) e outra coluna com algumas atividades envolvidas em cada etapa. Você deverá associar essas duas colunas por meio de letras e números.

A alternativa que apresenta as corretas associações é:
( ) 1=D; 2=C; 3=G; 4=E; 5=F; 6=B; 7=A.
( ) 1=E; 2=C; 3=B; 4=D; 5=F; 6=G; 7=A.
( x ) 1=D; 2=C; 3=B; 4=E; 5=F; 6=G; 7=A.
( ) 1=A; 2=C; 3=B; 4=E; 5=F; 6=G; 7=D.
( ) 1=F; 2=C; 3=A; 4=E; 5=D; 6=G; 7=B.
Questão - 06
A respeito dos chamados dilemas éticos, podemos afirmar:
I – São envolvidos por dúvidas a respeito de decidir como agir diante de determinada situação que exija uma conduta ética.
II – A solução para os dilemas éticos necessita de uma hierarquia de valores.
III – Dilemas éticos exigem uma única posição que seja clara e concentrada em interesses parciais.
IV – Dilemas éticos impõem contrapontos entre valores.
É correto apenas o que se afirma em:
( ) II, III e IV.
( ) III e IV.
( ) I e II.
( ) I e III.
( x ) I, II e IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário