quinta-feira, 24 de março de 2016

Estratégia e Dinâmica Competitiva - Aula Tema 02



Questão - 01
(ENADE - Administração 2012) A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual modelo de desenvolvimento. Nos próximos decênios, deveremos ser capazes de passar de uma sociedade em que o bem-estar e a saúde econômica, que hoje são medidos em termos de crescimento da produção e do consumo de matéria-prima, para uma sociedade em que seja possível viver melhor consumindo (muito) menos e desenvolver a economia reduzindo a produção de produtos materiais. É muito difícil descontinuidade que atingirá todas as dimensões do sistema: a dimensão física (os fluxos de matéria e energia), mas também a prever como essa passagem de um estado para outro poderá acontecer. É certo, porém, que será verificada uma econômica e institucional (as relações entre os atores sociais), além da dimensão ética, estética e cultural (os critérios de valor e os juízos de qualidade que socialmente legitimam o sistema). Também é certo, portanto, que o que nos aguarda é uma longa fase de transição. Aliás, podemos dizer que a transição já começou e que se trata de promover a sua gestão procurando minimizar os
riscos e aumentar as oportunidades. As características das sociedades sustentáveis vão emergir de um processo que vai depender de como vão se mover os diferentes atores sociais, das novas culturas que vão surgir das relações de força que vão ser estabelecidas e das novas instituições que vão ser criadas.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EdUSP, 2002. p. 31-32 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I – Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não sociopolítica ou institucional, esta tipicamente exercida por governos e organizações multilaterais.
II – Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas institucionalizados tendem a ser questionados e substituídos por novas instituições, as quais podem conservar certos aspectos tradicionais.
III – O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser alvo de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis.
IV – Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas por muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação legal, seja por incentivos de mercado.
São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações:
(   ) I, III e IV.
(   ) I e IV.
(   ) II e III.
(   ) I e II.
( x ) II, III e IV.



Questão - 02
“Em termos de espaço, a visão estratégica significa visualizar o todo. Podemos dar o nome de abordagem sistêmica ou holística, e é importante apreender a totalidade da situação e não apenas parte dela. Ver a floresta toda e não cada uma de suas árvores, embora estas sejam importantes para se ter a noção da floresta. Ver a cidade e não cada uma de suas ruas. Ver a água e não decompô-la em seus elementos componentes, o hidrogênio e o oxigênio. O todo é diferente de suas partes integrantes. Além disso, o estrategista precisa cultivar a visão periférica, ou seja, a capacidade de visualizar onde o todo está inserido. Significa ver o entorno para compreender o papel do sistema e como ele se comporta em seu ambiente. Olhar para fora é fundamental.”
(CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico. 2ª. edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p.4-5)
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – Para elaborar sua estratégia, a organização pode utilizar-se de uma ferramenta gerencial chamada Matriz SWOT.
PORQUE
II – O todo que uma organização deve visualizar, na elaboração de sua estratégia, contempla o ambiente externo e suas
fragilidades.
Esses são exatamente os itens analisados na Matriz SWOT.
(   ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
( x ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(   ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
(   ) As asserções I e II são proposições falsas.
(   ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



Questão - 03
“Globalização: a economia digital é global. O novo mundo geopolítico está abrindo novos mercados em todos os lugares, exigindo uma resposta global. Os negócios globais precisam conectar-se com cliente, fornecedores, empregados e parceiros ao redor do mundo. Novas oportunidades nos mercados financeiros globais requerem uma infraestrutura de informação.”
(ANDRADE, Rui O. B. de. Estratégias de Gestão: processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p.5)
Diante do texto acima, reflita sobre as afirmações:
Em um mundo globalizado, o diagnóstico estratégico deve ir além das fronteiras nacionais ao analisar o ambiente externo
PORQUE
Atualmente, a elaboração de uma estratégia deve substituir a análise do ambiente corporativo interno pela análise do ambiente externo global.
Em relação às afirmações, conclui-se que:
(   ) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(   ) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
( x ) A primeira afirmação é verdadeira,e a segunda é falsa.
(   ) As duas afirmações são falsas.
(   ) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.



Questão - 04
A responsabilidade social é uma exigência do mercado contemporâneo em relação às corporações. Já não basta dar atenção aos clientes e investidores: as empresas devem cuidar também das “questões relativas a comunidades, meio ambiente, saúde e bem estar dos funcionários, bem como a violações aos direitos humanos nas cadeias globais de suprimentos e a organizações ativistas não governamentais (ONGs), entre inúmeras outras questões [...]”
(KLUYVER, Cornelis A. de. Estratégia: uma visão executiva. 3ª. edição. São Paulo: Pearson, 2010, p.59)
Em função do texto acima, reflita sobre as asserções:
I – Uma empresa com responsabilidade social não deve permitir que seus valores sejam influenciados por novas leis.
II – A relação de parceria com fornecedores pode facilitar as ações de responsabilidade social.
III – A preocupação com a comunidade local e trabalhos voluntários devem ser estimulados pela empresa com responsabilidade
social.
IV – A responsabilidade social é independente da relação entre empresa e consumidor.
São asserções verdadeiras:
(   ) I e IV, apenas.
(   ) I e II, apenas.
( x ) II e III, apenas.
(   ) I, III e IV, apenas.
(   ) II, III e IV, apenas.



Questão - 05
A respeito da Análise de Cenários, podemos afirmar que:
(   )O processo de Análise de Cenários deve ser realizado a portas fechadas e apenas com a presença da alta cúpula da empresa.
(   ) A Análise de Cenários deve definir a estratégia mais adequada para dar conta de um único cenário selecionado depois de muitas discussões.
(   ) A incerteza quanto ao futuro torna a Análise de Cenários uma ferramenta gerencial muito pouco utilizada pelas empresas internacionais.
(   ) A Análise de Cenários pode ser uma ferramenta para que as empresas possam refletir sobre as estratégias à curto prazo.
( x ) O processo de construção de cenários envolve a avaliação de premissas, a exploração de potenciais contextos futuros e a visualização de trajetórias ideais em direção aos objetivos empresariais.



Questão - 06
(UnB/CESPE – INMETRO/2010) Com relação à abordagem SWOT - do acrônimo strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), threats (ameaças), assinale a opção correta:
(   ) Os stakeholders das organizações compõem uma categoria central na análise do ambiente interno.
( x ) Recursos tangíveis, tais como os financeiros, organizacionais, físicos e tecnológicos, são ativos que podem ser distinguidos e quantificados.
(   ) No processo de elaboração de estratégias competitivas, as empresas devem analisar, de forma secundária, os aspectos relativos ao ambiente externo.
(   ) A capacidade de inovação no ambiente organizacional é considerada uma ameaça à estratégia competitiva de uma empresa, visto que desestabiliza as estratégias elaboradas.
(   ) A oportunidade consiste em uma circunstância que, se bem explorada no ambiente organizacional, contribui para a redução da competitividade estratégica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário