segunda-feira, 28 de março de 2016

Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Aula Tema 06



Questão - 01
Leia o texto a seguir:
Em entrevista ao Diário Catarinense Cezar Tegon - Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos e presidente da Elancers, multinacional brasileira no segmento de recrutamento e seleção - fala sobre os principais erros dos candidatos na hora de preencher o currículo: “A maioria das empresas hoje estão usando o currículo eletrônico. Então esses modelos já são pré-formatados. Mas acho que as pessoas acabam preenchendo esses formulários e currículos de maneira desatenciosa. Vários currículos cadastrados em nosso site têm erros de português, itens mal explicados e sem todas as informações. Um currículo nada mais é que o seu produto, é você embalado. Acho que se as pessoas se vissem como um produto em uma prateleira talvez elas conseguissem tomar consciência de como é importante cuidar dessa embalagem”. Se o candidato tem um curso ou um conhecimento que não está explícito no currículo, ele pode perder uma oportunidade, porque, por exemplo, não foi encontrado pela busca do recrutador.

Fonte: Diário Catarinense. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2013/07/o-erro-e-nao-se-ver-como-um-produto-na-prateleira-diz-o-diretor-da-associacao- brasileira-de-rh-217300.html. Acesso em: 9 jan. 2014.
A entrevista ilustra algumas recomendações apresentadas sobre os processos seletivos e a elaboração de currículos. Pensando nisso, leia as afirmativas:
I - Buscar emprego é uma questão de estratégia e exige o planejamento dos canais e recursos disponíveis.
II - Atualmente, uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos para buscar oportunidades é a internet.
III - A busca por oportunidades de trabalho deve ter início no momento em que se está disponível no mercado de trabalho.
IV - A elaboração de um currículo adequado pode abrir as portas para oportunidades no mercado de trabalho.
V - Um currículo adequado deve demonstrar suas principais habilidades, conquistas e experiências de forma clara.
As recomendações reforçadas pelo texto estão apenas nas afirmativas:
(   ) II, III, IV e V.
(   ) I, III e V.
(   ) I, III, IV e V.
( x ) I, II, IV e V.
(   ) I, II, III e IV. 




Questão - 02
Pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Adecco mostra quais características as empresas americanas acreditam que profissionais recém-formados em universidades devem ter para entrar no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa foram:

Analise os dados e considere que esta seja uma tendência mundial e que os mesmos resultados podem ser encontrados em pesquisas com empresas instaladas no Brasil. A partir desta análise, é possível 
concluir que:
(   ) A exigência apresentada pela pesquisa é incompatível com as possibilidades de realização profissional, portanto, deve ser desconsiderada.
(   ) A pesquisa mostra que, para conquistar uma boa colocação no mercado, mais importante do que possuir a formação, é ter indicações.
(   ) O que as empresas definem como características importantes nem sempre coincide com o que os profissionais buscam atender.
(   ) Conhecer as tendências do mercado de trabalho tem importância apenas para profissionais que estejam disponíveis no mercado.
( x ) Para ter competitividade no mercado de trabalho atual, além de dedicação à formação continuada, é importante buscar experiência
profissional.





Questão - 03
Leia a charge a seguir:
A charge nos lembra que, em um processo seletivo, a meta final é encontrar a pessoa que apresenta maior capacidade de adequação e integração à dinâmica daquela organização. Mas, para aumentar suas chances de êxito, alguns cuidados podem ser tomados, entre eles:
I - Fazer uma análise crítica de tudo o que você sabe fazer, elencando pontos fortes e características a serem desenvolvidas.
II - Pesquisar previamente sobre a empresa e estar atualizado sobre as
possíveis questões e etapas do processo seletivo.
III - Utilizar argumentos que sensibilizem o selecionador, como expor o quanto você precisa do emprego e suas dificuldades financeiras.
IV - Procurar  disfarçar a autoestima e a autoconfiança, pois são características desvalorizadas em processos seletivos.
V - Conversar com profissionais que atuam na área de seu interesse, para conhecer suas estratégias para conquistar sua colocação atual.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
(   ) II, IV e V.
(   ) I, II, III e IV.
( x ) I, II e V.
(   ) I, II e III.
(   ) I, III e IV.



Questão - 04
A seguir, encontra-se o relato de um profissional que participou de um processo seletivo no qual foi aplicada a técnica chamada dinâmica de grupo:
“Participei recentemente de uma dinâmica onde foram reunidos numa sala 10 pessoas. A selecionadora informou que iríamos realizar algumas atividades conjuntas. Ela dividiu os participantes em dois grupos iguais e pediu que nos apresentássemos e na sequência construíssemos, com a ajuda dos materiais disponibilizados (lápis, canetas coloridas, folhas de papel de diversas texturas e cores, tesoura etc.) um cartaz coletivo. A tarefa era demonstrar os dados mais importantes que colhemos na apresentação de cada um.”
Assinale a alternativa que identifica o objetivo da técnica aplicada e uma postura adequada durante a participação:
(   ) O objetivo é observar o comportamento dos candidatos em situação de interação, então, é importante se dispor a participar
ativamente.

(   ) O objetivo é avaliar as habilidades artísticas dos candidatos, portanto, a postura esperada é a de um especialista.
(   ) O objetivo é avaliar as habilidades de comunicação, e, portanto, o candidato deve falar primeiro que os oponentes para demonstrar suas qualidades.
(   ) O objetivo é expor os candidatos a situações difíceis, portanto, é apropriado se negar a participar das atividades propostas.
(   ) O objetivo é avaliar a liderança dos candidatos, portanto, a postura correta é delegar o trabalho aos outros participantes.




Questão - 05
Esta questão está anulada, e seus pontos serão redistribuídos entre as demais.
Para responder a questão, leia o texto:
Entreviste você também
A entrevista de emprego virou um processo rigoroso, em que as empresas deslocam uma série de profissionais para avaliar e falar com o candidato – um diretor, uma pessoa de RH e o chefe imediato.
Isso ocorre porque elas querem ter certeza de estar contratando a pessoa certa. O candidato também tem o direito e a responsabilidade de saber se ele vai dar certo na vaga. Para isso deve aproveitar a entrevista para se informar. Isso se faz perguntando.
Fonte: Trecho da matéria de Andréa Giardino, “Contatos Imediatos”, publicada na Revista Você S.A., em fev. 2011.
Leia atentamente as afirmativas:
I - Conhecer o salário e os benefícios oferecidos pela empresa deve ser seu principal objetivo na entrevista.
II - Questionar sobre as funções a serem desempenhadas oferece clareza sobre os desafios a serem enfrentados na atuação profissional.
III - É importante conhecer alguns aspectos da cultura organizacional para avaliar se são pertinentes às suas expectativas pessoais e profissionais.
IV - Entender as expectativas da empresa é fundamental para que você faça uma escolha consciente.
V - Buscar informações pessoais sobre seu entrevistador pode facilitar a identificação de valores em comum.
Considerando as recomendações apresentadas durante a aula e no texto, escolha apenas a alternativa que tem afirmativas corretas:
(   ) III e IV.
(   ) I, II e III.
(   ) I, II e V.
(   ) II, IV e V.
( x ) II, III e IV.




Questão - 06
Leia atentamente os textos:
Texto 1

Apesar das previsões negativas no fim do ano passado, 2014 começou bem. “Ainda não sei dizer se isso é reflexo de uma demanda que estava represada, já que em 2013 tivemos um cenário inconsistente. De modo geral, houve uma recuperação de todos os setores, mas consumo e indústria voltaram melhor neste ano”. A expectativa é que esse ritmo se mantenha pois há projetos de longo prazo sendo tocados. Pode ser um bom momento para quem quer uma nova posição” ‒ Jacques Sarfatti, sócio da Russell Reynolds.
Texto 2

“Ainda que a taxa de desemprego esteja entre os menores índices da série histórica, há geração menor de vagas e uma diminuição da renda real. Em 2012, o rendimento do trabalhador brasileiro avançou 4,1%. No ano passado, só 1,8%. Como a estratégia de crescimento do país é baseada no consumo, queda de renda significa menor movimento do comércio e dos serviços, o que deve afetar negativamente a criação de novos postos de trabalho” ‒ Alessandra Ribeiro, sócia da consultoria Tendências.
Fonte: Textos extraídos da matéria de Simone Costa, Especial “O Melhor de 2014”, publicada na Revista Você S.A., fev. 2014.
Os Textos 1 e 2 mostram a discussão sobre a situação do mercado de trabalho para 2014, retratando a opinião de executivos de consultoria.

A análise dos textos permite concluir que:
(   ) O Texto 1 trata de questões de aumento do poder aquisitivo dos trabalhadores.
(   ) Os textos discutem percepções que pouco interferem na questão da busca de emprego.
(   ) O Texto 2 se refere às políticas de geração de emprego do governo brasileiro.
(   ) Os textos discutem as questões legais para a contratação de novos trabalhadores.
( x ) Ambos tratam de tendências sobre o mercado de trabalho sob pontos de vista diferentes.










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