segunda-feira, 28 de março de 2016

Desenvolvimento Pessoal e Profissional - Aula Tema 08


Questão - 01
Esta questão está anulada, e seus pontos serão redistribuídos entre as demais.
Antes de responder a questão, leia o texto:
Pedro (nome fictício) tem 24 anos, recebe cerca de R$ 2 mil por mês e seu endividamento chegou a R$ 10 mil, valor que corresponde a cinco meses do seu salário. Ele faz parte do grupo de superendividados, que participou do primeiro ano do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do Procon-São Paulo.Pedro é um caso comum entre esses consumidores. Quando atingiu o limite do cheque especial e do cartão de crédito, foi até o banco cobrir empréstimos contraídos e entrou em um ciclo vicioso. A bola de neve, formada pelas taxas de juros dos empréstimos, foi ficando maior à medida que Pedro recorreu a mais dois bancos para cobrir os empréstimos anteriores.
Fonte: Adaptado de <http://economia.ig.com.br/financas/2013-12-19/superendividado-deve-ate-r-300-mil-e-tem-22-cartoes-de-credito-html>. Acesso em: 9 jan. 2014.
A partir do texto e das recomendações feitas para conquistar sua independência financeira, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas:
(   ) No momento, Pedro possui independência financeira, pois pode fazer uma aplicação do valor excedente em seu orçamento.
(   ) A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento de Pedro, pois há um déficit.
(   ) A situação ilustrada mostra falha na administração financeira, pois Pedro perdeu o controle de seus gastos ao contrair dívidas.
(   ) Pedro obteve superávit em suas contas, demonstrando capacidade para administrar suas finanças pessoais.
(   ) Pedro conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante e pode ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.
( x ) F, V, V, F, F.
(   ) F, F, V, F, V.
(   ) V, F, V, F, F.
(   ) V, V, F, V, F.
(   ) F, V, F, F, F.



Questão - 02
Para responder a questão, considere os textos a seguir:
Texto 1
“O dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”, explica a psicóloga paulista Valéria Meirelles, especializada em psicologia do dinheiro.
Texto 2
Como mudar a situação? Informação parece ser o melhor caminho. Assim como no combate a disseminação de doenças como a AIDS, parece que educar as pessoas sobre finanças pessoais é o caminho para evitar que os brasileiros endividem-se mais ainda. No ano passado, um projeto piloto do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, em parceria com o Bird, o Ministério da Educação e o Unibanco está levando aulas de finanças pessoais para alunos do Ensino Médio em 450 escolas estaduais do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Segundo o Bird, considerando 5 meses primeiros meses do programa, o percentual dos estudantes que
faziam poupança antes do programa passou de 44% para 49%. Já os que faziam lista de compras passou de 13% para 16%.
Fonte:<http://fiquericodiariamente.com.br/tag/financas-pessoais/page2/>. Acesso em: 9 jan. 2014.
A partir das discussões propostas na leitura dos dois textos, é correto afirmar que:
(   ) O Texto 1 é falso e reforça o Texto 2.
(   ) Ambos os textos são falsos e se contrariam.
(   ) O Texto 2 é falso e contraria o Texto 1.
(   ) Os textos tratam de aspectos diferentes e não possuem relação direta entre si.
( x ) Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam.



Questão - 03
Para responder a essa questão, observe a tirinha:

Considerando as recomendações feitas durante a Aula-Tema, leia as afirmativas:
I - A independência financeira é um objetivo que pode ser alcançado por poucas pessoas, pois depende de uma boa dose de sorte.

II - A administração financeira pessoal depende de uma atitude que,
quanto mais cedo for tomada, melhores resultados pode trazer.

III - A decisão por preservar a saúde financeira, precisa ser mantida no dia a dia, a partir da mudança de hábitos de consumo.
IV - Para se ter uma vida tranquila, é importante não se preocupar em administrar seu dinheiro, pois o estresse prejudica a saúde.
Quais das afirmativas reforçam a reflexão mostrada pela tirinha?
(   ) III e IV.
(   ) I e III.
( x ) II e III.
(   ) I e II.
(   ) I e IV.



Questão - 04
Um dos passos para conquistar a independência financeira é investir o superávit. Esse superávit pode ser obtido a partir do conhecimento e da ampliação de sua renda e do controle de gastos. Sobre  diferentes formas de investimentos, considere:
I. No investimento em __________, estes podem ser entendidos como um “condomínio” de investidores que dividem a rentabilidade da aplicação.

II. O CDB, que significa __________, é emitido pelo Governo como forma de obter aumento de arrecadação.
III. O investimento em __________ é considerado tradicional e tem a garantia do Governo Federal até o limite de R$ 70 mil.
IV. A aplicação em __________ é um investimento de alto risco que oferece retorno garantido em longo prazo.
V. Pequenos investidores podem adquirir __________ por meio de um site do próprio Governo, facilitando a aplicação.
A partir das definições, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas para preencher as lacunas, na sequência:
(   ) Caderneta de Poupança, Bolsa de Valores, Fundos de Investimento, Títulos Públicos, Certificado de Depósito Bancário.
( x ) Fundos de Investimento, Certificado de Depósito Bancário, Caderneta de Poupança, Bolsa de valores, Títulos Públicos.
(   ) Bolsa de Valores, Títulos Públicos, Caderneta de Dividendos Bancários, Caderneta de Poupança, Fundos de Investimento.
(   ) Títulos Públicos, Caderneta de Dividendos Bancários, Títulos Públicos, Caderneta de Poupança, Bolsa de Valores.
(   ) Certificado de Depósito Bancário, Bolsa de Valores, Títulos Públicos, Fundos de Investimento, Caderneta de Poupança.



Questão - 05
Uma das premissas para alcançar a autonomia financeira é obter um superávit em seu orçamento, o que pode ser alcançado a partir de algumas alterações em seu padrão de consumo. Faça a simulação proposta, considerando que os gastos sejam:
- R$ 30 por mês em compras no supermercado, escolhendo bem os produtos que compra e aproveitando ofertas.

- R$ 60 por mês trocando o cinema e o jantar por um DVD em casa.
- R$ 100 por mês trocando o café da manhã na padaria pelo feito em casa.
- R$ 10 por mês reduzindo o happy hour de 4 para 2 vezes ao mês.
- R$ 50 por mês diminuindo o pacote da TV a cabo.
Fonte: Adaptação de Fernanda Tambelini, Você S. A., jul. 2011.
Quanto tempo você precisaria para economizar R$ 1.500?
(   ) 8 meses.
(   ) 3 meses.
(   ) 5 meses.
( x ) 6 meses.
(   ) 9 meses.



Questão - 06
Exemplo prático de economiaSegundo a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), os brasileiros tradicionalmente gastam cerca de um terço do orçamento doméstico nas compras de supermercado. Não é preciso ir longe para pagar menos por certos produtos, uma vez que a diferença entre estabelecimentos de um mesmo bairro, ou até de uma mesma rua, pode ser considerável.Pelo segundo ano consecutivo, a associação comparou os preços nos supermercados de 13 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, para poder ajudar os consumidores a economizarem. Para tanto, foram
consideradas duas cestas de produtos, sendo a primeira formada com os produtos das marcas líderes de mercado e a segunda, com produtos sem marcas definidas. Tais cestas ainda foram divididas em 3 subcestas: alimentos não-perecíveis; itens de higiene e limpeza; e produtos perecíveis.Na cidade de São Paulo, a diferença de preço da cesta com produtos de marcas definidas pode chegar a 28% entre o supermercado mais caro e o mais barato. No caso da cesta de produtos sem marcas definidas, a economia atinge 37%. Outra dica para economizar é comprar os produtos em mais de um supermercado, aproveitando as promoções.
Fonte: adaptado de <http://financaspessoais.blog.br/financaspraticas/elaboracao-de-um-orcamento/consumo-consciente/pesquise-precos-e-preserve-o-seu-bolso>. Acesso em: 20 fev. 2014.
O texto permite concluir que:
(   ) As compras em supermercado certamente podem proporcionar um aumento de patrimônio importante
(   ) A aplicação do superávit mensal é mais importante do que a economia gerada pelo consumo consciente.
( x ) A prática da pesquisa de preços, de maneira geral, pode impactar positiva e significativamente o orçamento familiar.
(   ) A economia na compra de produtos alimentícios tem um peso pouco significativo nas contas domésticas.
(   ) Os valores gerados pela economia nas compras de supermercado podem ser aplicados em financiamento imobiliário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário